ACASALANDO OS HARZERS ROLLERS...






Chegou a altura mais difícil,e a mais complicada mas… também a mais bonita!

O amor anda no ar de diversas formas:

1- Macho com fêmea, durante toda a cria, tem a vantagem do menor desgaste da fêmea durante esta época ao poder contar com a ajuda do macho na sua própria alimentação e também dos filhotes. Para tal é essencial que o macho corresponda! De que serve um macho de 90 pontos, campeão mundial, se não é um bom Reprodutor? De nada! Devemos ser selectivos, do mesmo modo que seleccionamos o que vemos ou ouvimos, devemos seleccionar também “Carácter”! Que seja um macho carinhoso com as fêmeas e crias, que as alimente. Pessoalmente é o método que mais me agrada. Tem a desvantagem de reduzir as hipóteses de “testar” a transmissão das características que queremos fixar na descendência. Para tal convêm utilizar exemplares já “testados”…

2-Fêmea cria sozinha, onde o macho apenas visita uma ou varias fêmeas antes da postura de modo a fecundar os ovos. Tem a vantagem de aumentar as hipóteses de determinado macho transmitir as características desejadas à sua descendência atendendo ao maior nº de fêmeas fecundadas por um só macho. Tem a desvantagem de um enorme desgaste por parte da fêmea visto que todo o processo de cria será cumprido apenas com o seu trabalho.

3- Varias fêmeas juntas com um macho numa jaula. Acredito que hoje em dia tal método já não se utilize, pois tem vários inconvenientes desde muitas lutas entre fêmeas por determinado ninho, as fêmeas não estarem todas prontas na mesma altura, etc...

Devido ao esforço realizado pelas aves, independentemente do método utilizado não será demais relembrar uma questão:

Será de esperar bons resultados, independentemente do valor dos casais, se estes não foram bem preparados?

Normalmente somos condenados ao fracasso se não prepararmos muito bem as aves com as quais vamos a criar, e tal deve incluir (antes dessa época) uma boa alimentação, rica em cálcio e minerais, vitaminas. A limpeza das jaulas é essencial, assim como o material utilizado nos ninhos.

Devemos também ter em atenção um aspecto muito importante nesta altura: As aves (nesta altura) querem a maior calma!

Não devemos andar constantemente a assusta-las na busca de descobrir se já tem ovos…

Para tal vamos aguardar que ela esteja fora do ninho e só aí é que olharemos o seu interior (um bom truque é colocar uns momentos antes um pedaço de maçã e esperar a fêmea sair para comer). Assustar uma fêmea pode comprometer toda uma época! Mais vale ser paciente…

Boa sorte para vocês amigos!

Carlos Sarmento.(bullyze@hotmail.com)

Postagens mais visitadas deste blog

Criação e valorização do canário Harzer Roller.

LINHA SCHNEIDER! ( PARTE 1)

COMO ALIMENTO MEUS HARZER ROLLERS...