*ENTREVISTA AO GRANDE CRIADOR, E AMIGO... ( PORTUGUÊS), CARLOS SARMENTO*


O novo e belíssimo canaril de Carlos...











Graças à internet, ganhei jà hà algum tempo um grande amigo, irmão, e colega "HARZISTA". Trata-se do meu "IRMÃO PORTUGA...", CARLOS SARMENTO.

Nunca acreditei em amizades virtuais, mas na vida sempre è assim, sò acreditamos nas coisas, quando elas acontecem conosco.

Hoje, não considero o Carlos como um amigo virtual, mas sim, um IRMÃO, e um AMIGO "REAL", ao qual eu sempre poderei recorrer, seja à um conselho referente aos ROLLERS, seja à um conselho pessoal, ou à uma palavra amiga na hora certa.

Como ainda não tive a oportunidade, e a satisfação de conhecê-lo pessoalmente, resolvi fazer uma ENTREVISTA..., èsta sim, "VIRTUAL!!!".

Abaixo a entrevista, com este "grande" criador Português...

Quem és, e o que fazes?

Olá o meu nome é Carlos Araújo Sarmento, tenho 37 anos, sou Português, Licenciado em Serviço Social e Acção Social.
Alem das Ciências Sociais, tenho uma enorme paixão por uma determinada raça de canários, o Roller

Porque decidistes criar Rollers?

Escolhi criar o Roller Hartz por várias razões, entre elas posso dizer que a 1ª foi sem dúvida pelo seu Canto.
Outra das razões de peso foi o Grupo de pessoas que gira em volta do “Mundo Roller”…tal como as suas aves diferentes.
Encontrei e fiz amizades com pessoas que nunca pensei a vir a conhecer e que contribuem para melhorar a nossa vida, pessoas essas que possivelmente não conheceria, não fosse este canário

Quem são os teus canários?

No meu canaril existem duas Linhagens, “Os Celtas” e “Os Melados”.
São Rollers de linha “oca”, com os 4 giros (Tours) básicos do Roller, com fichas de garantia genética até á 6ª geração, são canários provenientes de 2 dos melhores Criadores de todos os tempos

Por que estes nomes?

Estes nomes são dados com a única finalidade de distinguir linhagens, vai daí que cada criador pode por um nome diferente…

Poderias caracterizà-los?

Caracterizaria “ Os Celtas” por serem canários grandes, peito largo, com uns Knorrens e Holrollens que parecem trovões… umas maquinas de guerra.
São canários sem faltas, com os 4 giros básicos, mas por vezes com tendência a subirem o volume um pouco demasiado….
Os “Melados”, são uns canários mais “esbeltos”, mais pequenos, com um canto mais doce (daí o nome), cantando num tom que nos eleva aos céus tal é sua doçura…

À quem recomendarias criar este tipo de canàrio?

Criar Roller, não é para todos… Tratasse de um atleta altamente treinado que tudo fará para na hora da prova orgulhar o seu criador!
Pois é…….. Quantos canários conhecem que prestem uma prova??? Eu respondo, Os timbrados, os Malinois, e o Rei dos Reis - o Roller, Classe “A”, a 1ª..hehehe…
É justamente este espírito competitivo, onde existe uma relação entre Criador e Ave que apenas alguns compreendem, que motiva a criação destes canários. Imagina o que é escolheres” atletas” para formares a tua equipa… tens depois de fazer ajustamentos… depois treinar esses atletas, enfim só sentindo na pele é que compreendes… Tenta explicar a alguém o que se sente quando se ouve um quarteto pela 1ª vez… começa por nos surpreender, ficamos admirados, curiosos... Em seguida sustemos a respiração e algo nos percorre a alma… ficando apenas paz…
Criar Roller não é fácil…. Não pelos canários em si, visto que nunca conheci tão excelentes pais, mas sim por outras razões que vale a pena referir:
1- Nem todos os eventos estão preparados para receber esta Classe de Canários, ou por falta de aves, ou Juízes, ou mesmo condições, o que leva o menos apaixonado a desistir no 1º ou 2º ano…
2- Outro factor importante será o investimento inicial, jaulas, ninhos, comedouros, bebedouros e todo o material que conhecemos que facilmente atinge os 1000 "euros"… Se somarem a estes 1000 "euros" o preço dos reprodutores….
3- Finalmente diria que como regra de ouro, escolham Linhagens especificas! Uma "Linhagem" significa selecção cuidadosa ao longo de muitos, muitos anos com o objectivo de fixar características únicas!

Qual o preço de um Canário dos teus?

Normalmente não falo do preço dos meus canários por uma questão ética… Mas costumo dizer que nem todos podem ter “Ferraris”… No entanto o preço é o ultimo factor que pondero na venda de um Canário. Acontece que por vezes simplesmente não vendo canários a determinadas pessoas, seja porque na conversa me apercebo que não vai estimar, ou porque me apercebo que apenas se trata de pessoas que não sabem o que iriam ter em mão, daí que utilizo uma máxima: “para teres um canário meu, não tens de ter apenas dinheiro…”

Gostarias de criar outra raça de canários ?, ou outra linhagem, já que as tuas são da linha “oca"?

Em relação a ter outra raça, a resposta é "não". Não seria capaz de criar outro canário senão o Roller. Já no que toca a linhagens é diferente… Pessoalmente não gosto dos timbres de água, daí que a ter outra linhagem específica seria também uma linhagem “oca”…
Confesso que apesar de me sentir totalmente realizado e satisfeito, gostava de conhecer, e quando falo em conhecer falo em ouvir pessoalmente, uma linhagem em particular… e se tivesse que introduzir mais uma linhagem seria essa…

Podes ser mais especìfico?

Sim…. Vou ser directo, se tivesse de meter um canário de outra linhagem, esse canário viria do "teu" canaril.

3 palavras para definir o Canário Roller?

MAGIA, PAZ, AMIZADE…

O que deve, na tua opinião, o criador fazer para melhorar a qualidade do seu plantel?

1º Respeitar o Canário Roller como a qualquer ser vivo, devendo cuidar dele TODOS os dias!

2º Ser MUITO humilde, saber ouvir o mais experiente da mesma forma que o mais inexperiente.

3º Começar com bons casais reprodutores, é preferível qualidade a quantidade…

4º Ser selectivo… O produtor produz aves, o Criador segue uma metodologia específica, não cria á sorte….

Para terminar, o que diriam os teus canários de ti?

Hehehehe….
Julgo que algo assim:”KnUurrurUrUrurUrUruurululUlulUlululu dUu dUu dUu dUu”

Postagens mais visitadas deste blog

Criação e valorização do canário Harzer Roller.

COMO ALIMENTO MEUS HARZER ROLLERS...

LINHA SCHNEIDER! ( PARTE 1)