*ENTREVISTA COM HENRIQUE CORREIA*




DESTA VEZ O ENTREVISTADO É HENRIQUE CORREIA, OUTRO GRANDE AMIGO, E EXCELENTE CRIADOR PORTUGUÊS!!!


QUANDO E COMO, CONHECESTES OS HARZERS ROLLERS ?

Bem, eu conheci o Canário do Harz, Roller ou o Flauta Alemão – é assim mais vulgarmente conhecido, na COM é só o Harz – através dos livros de aves que devorava durante a minha juventude. Em 1991 ou 1992 conheci finalmente um criador a quem comprei os meus primeiros exemplares. Foi um amor à primeira vista!


EM QUE ANO COMEÇASTES À CRIÁ-LOS, PORQUE, E DE QUEM PROCEDIAM ?

Creio que foi em 1992 quando comecei a criar os meus primeiros Harz. Um macho verde com um canto tão melodioso e suave que toda a família se apaixonou por ele, uma fêmea verde/amarela. Este casal era de linha oca mas na altura também comprei (sem saber) um macho cinzento, uma fêmea verde de poupa e outra opala de linha de água. Escusado será dizer que no ano seguinte tinha quase todas as variedades de cor e forma que era possível ter no Harz. Claro que passado algum tempo comecei a dedicar-me só à linha oca e sempre nas variedades de amarelo, branco e poupa. Na altura um criador amigo, o Dr. Armando Moreno, providenciou-me algumas aves muito boas de origem alemã. Mas os meus primeiros canários eram de Jorge Monteiro, hoje Juiz COM/OMJ.

PODES FALAR UM POUCO DA TUA PRIMEIRA PLANÍLHA, E DO TEU PRIMEIRO PRÊMIO ?

Em 93 ganhei um 3º lugar individual. Não era nada de especial o canário, mas por sorte foi premiado concorrendo entre outros canários de grandes criadores na época. Claro que ainda hoje recordo esse prémio como o meu mais valioso troféu, ainda tenho a medalhinha.

RECORDAS DO TEU MELHOR CANÁRIO ? PODES CARACTERIZÁ-LO ?

Tenho tido a sorte de possuir (e conseguir obter) bons exemplares. Vários canários têm demonstrado muita classe e muito sangue alemão, quero dizer; bons exemplares de linha oca. Mas os meus melhores canários, nascidos em meu canaril, creio que procediam da linha do criador belga Joseph Nijsten, cujos canários curiosamente são considerados muito parecidos com os canários alemães.
Em 2006 foi o apogeu desta linhagem no meu canaril. Vários canários entre os 88 e 90 pontos, quase todos muito bons.

EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE OS CANÁRIOS DE QUANDO COMEÇASTES À CRIAR, PARA OS QUE SÃO CRIADOS ATUALMENTE ?

Sim, existe. Quando comecei a criar ninguém tinha bem a noção de qual a origem dos pássaros que tinha em seu canaril. Era tudo uma grande mistura de vários criadores, linhagens, e muitas vezes existiam canários que nem se percebia se eram de linha oca ou de linha de água. Cheguei a ter um canário que cantava as frases todas!
Hoje em dia há uma maior consciência de que é preciso manter as linhagens puras e não fazer muitas misturas. Está tudo inventado, não é preciso inventar mais nada.

COMO É SEU CANARIL ? (DIMENSÕES, DISPOSIÇÃO DAS GAIOLAS, REPARTIÇÕES, ETC...?)

O meu canaril é muito modesto. Talvez 15 m2, gaiolas de criação, voadores, gaiolas de canto e respectivo xadrez.

QUAIS AS CLASSES QUE CRIAS, E QUANTOS CASAIS FORMASTES NESTA ÚLTIMA TEMPORADA?

Eu crio o amarelo, o branco dominante e o poupa alemão. Neste momento crio com 14 fêmeas, o que me dá um trabalhão a tratar, mas tem de ser assim se queremos ter mais variedades para além do amarelo.


PODES FALAR (BÁSICAMENTE) DE COMO ALIMENTAS OS TEUS HARZERS ?

Só uso alpista e durante a criação a aveia descascada como sementes, água limpa (aqui também entra o vinagre de cidra), alguns vegetais e fruta ocasionalmente, grit.
Depois uso o sistema alimentar da Birdcare que satisfaz todas as necessidades básicas dos canários. Este sistema é composto por meia dúzia de produtos que são combinados entre si conforme a época do ano. Podes ver o link na minha página Web para a empresa Ornicare que tem toda essa informação em português.

HÀ ALGUM CRITÉRIO UTILIZADO NOS ACASALAMENTOS ? QUAL ?

Na criação do Harz é necessário ter a noção de que se tem de trabalhar com uma consanguinidade apertada, embora evitando os acasalamentos entre irmãos e de pais com filhos. Depois é uma questão de ir seleccionando os bons e eliminando os que apresentem defeitos.

COMO TREINAS OS TEUS HARZERS ROLLERS ?

Não tenho um método muito rigoroso. Coloco-os nas gaiolas de concurso, 1ª semana sem os tapar, depois vou tirando as gaiolas do xadrez e coloco-as em cima da mesa por 10/15 minutos, passado esse tempo voltam para o xadrez quer tenham cantado ou não. É só rezar para que eles cantem, eu acho!

PARA QUEM INDICARIAS ESTE TIPO DE CANÁRIO ?

A todas as pessoas que gostam de aves e detestam o barulho. O Harz é um canário de sala por excelência. Muitas pessoas que gostam de música clássica gostam do tipo de canto do Harz.

HOJE,NO QUE SE REFERE A CANARICULTURA ROLLER, QUAL TEU MAIOR SONHO, E OBJETIVO?

O meu maior sonho era que existissem mais criadores e mais juízes. Que todos os Harzistas se unissem debaixo da mesma associação ou federação e em clubes dedicados ao Harz. Que todos se deixassem de vaidades pessoais ou rivalidades frívolas e trabalhassem em conjunto para o engrandecimento da raça e que levassem esta ao lugar que merece.

ALGUMAS FOTOS DO CENTRO DE CRIAÇÃO DE HENRIQUE...





Postagens mais visitadas deste blog

Criação e valorização do canário Harzer Roller.

LINHA SCHNEIDER! ( PARTE 1)

COMO ALIMENTO MEUS HARZER ROLLERS...