PREPARANDO E TREINANDO O HARZER ROLLER PARA OS CONCURSOS...




Assim como nos canários de cor ou de porte, podemos separar os filhotes dos pais, entre 28 /30 dias. O ideal é nunca colocarmos os filhotes sozinhos nos primeiros dias, outra coisa importante é que o desenvolvimento inicial seja feito, em voadeiras grandes, pois como as aves de canto, serão confinadas em pequenas gaiolas individuais(dois meses antes dos concursos), os filhotes precisam aproveitar o máximo os primeiros meses de vida para desenvolver toda a sua musculatura e os órgãos internos. Com certeza isso vai possibilitar aves mais fortes, que suportarão melhor o rigor do treinamento.

É muito importante a observação diária do criador no desenvolvimento dos filhotes, a partir dos 50 dias devemos observar aqueles que estão churriando(ensaiando), esses devem ser separados, pois são os machos. As fêmeas que tem maior aptidão para o vôo e não conseguem imitar os machos, costumam impedir que os machos treinem. Essa medida é importante, pois vamos gradativamente separando os machos das fêmeas e quando chegar o momento de engaiolar os filhotes para treinamento, estes já estarão separados. Outro fator importante é possibilitar que os filhotes desenvolvam seu próprio canto, pois ai teremos a certeza, de que eles terão capacidade de transmitir geneticamente o seu canto na época de reprodução, pois quando colocamos um adulto como mestre ou fazemos do uso de fitas e cds, corremos o risco de um pássaro sem bagagem genética para o canto, aprender a cantar, mas ele não será capaz de transmitir essas qualidades aos seus filhotes.

Voltando ao nosso tema principal, vamos ao momento da individualização dos filhotes, recomendo que, 2 meses antes dos concursos (observar se todos os filhotes jà completaram a muda de penas) os machinhos sejam individualizados nas gaiolas de treinamento, é importante que nos primeiros dias permaneçam uns vendo os outros e com a luz acessa, no momento de individualizar os canários e formar os conjuntos, devemos sempre procurar montar os conjuntos, entre os irmãos e primos, pois assim a chance deles terem a mesma voz e cantarem de forma semelhante, aumenta.

Após 10 a 15 dias, os filhotes já devem estar acostumados às gaiolas de treinamento, a partir daí vamos começar a colocar divisórias de ``eucatex ou outro material que não possibilite ver através dele´´ entre os quartetos, para que eles não possam mais ver quem está a seu lado, e assim nada possa interferir no seu aprendizado. Mais uns 15 dias, já podemos começar a escurecer a sala de treinamento, pois nossos cantores desenvolverão melhor o canto.A partir deste momento, o criador deve retirar um conjunto por vez do quarto de treinamento, e colocá-lo no claro por 10 a 15 minutos, é importante que nesse momento, o criador preste muita atenção, no canto dos seus canários, pois a partir de agora, vamos conferir se os primos e irmãos têm a mesma voz, casão contrário vamos remanejá-los, para que os conjuntos fiquem harmônicos.

A partir daí, o treinamento deve ser feito de três a quatro vezes ao dia, sempre em horários alternados, e locais diferentes, assim os pássaros aprenderão que devem cantar, toda vez que forem expostos à luz, seja ela forte ou fraca. Com o passar dos dias, vamos escurecendo cada vez mais a sala de treinamento,um mês antes dos concursos nossos harzers rollers jà devem estar na penumbra, isso ajudarà no momento do julgamento.

È muito importante, fazermos anotações referentes aos conjuntos, se estão cantando, se demoram em cantar, se apresentam sujeira no canto, é com estas informações que vamos definir os quartetos que irão concorrer, por exemplo, os canários mais preguiçosos, que demoram mais para iniciar o canto, devem ser substituídos por outros, assim evitando aborrecimentos na hora do julgamento. Durante todo o treinamento é recomendado que a mistura de sementes seja de 50% de alpiste e 50% de colza, pois essa amacia o canto dos canários.

Apesar de trabalhoso, a preparação dos conjuntos é muito prazerosa, pois podemos acompanhar de perto a evolução que nossos filhotes rollers tem com o treinamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Criação e valorização do canário Harzer Roller.

COMO ALIMENTO MEUS HARZER ROLLERS...

LINHA SCHNEIDER! ( PARTE 1)